BI- é Intelligencia de Negócios, também chamado como inteligência empresarial por abranger todos os setores da empresa, da produção ao financeiro de modo que o BI seja
um conjunto de metodologias,processos, tecnologia e estrutura que grandes quantidades de dados isolados, em informações essenciais para uma boa gestão.

Sendo assim, o Business Intelligence ou, simplesmente, BI, é uma forma de agrupar e explorar informações para descobrir estratégias e  vantagens para o seu negócio através de interface que auxilia na interpretação e analise de dados fornecidos pelos setores.

BI-470x340

Ou seja O BI é a integração dos setores e dos software  para integração de dados de forma que seja possível  uma definição do planejamento estratégico com maior clareza.

Os benefícios do Business Intelligence (BI)

Como mencionado o BI auxilia a organização a estruturar um planejamento estratégico afim de construir vantagens competitivas que agreguem valor ao negocio.

Através das ferramentas do BI é possível ganhar velocidade a tomada de decisão com mais qualidade, potencializando as operações e otimizando os processos, esse suporte de da tomada de decisão é oferecido e possível com o BI pela facilidade de visualização e analises e relatórios resultantes dos processos.

  • Software disponível no mercado com a ferramenta de BI gratuita

De acordo com o site administradores.com, abaixo listamos 3 software pesquisado e classificado como os melhores do mercado (http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/os-3-melhores-softwares-de-business-intelligence-bi-possuem-versoes-gratuitas/109421/)

1ª Tableau

Segundo Gartner, esta é a melhor plataforma self-service BI atualmente disponível; possui uma base de funcionalidades robusta, permitindo diversas possibilidades para os dados que serão trabalhados. Um ponto negativo é que o período gratuito dura apenas 15 dias. De acordo com o website do fornecedor, “o Tableau ajuda as pessoas a transformar dados em informações acionáveis. Explore seus dados com uma análise visual sem limites. Crie painéis e faça análises sob demanda com apenas alguns cliques. Compartilhe seu trabalho com quem quiser e gere um impacto positivo nos seus negócios. De multinacionais a startups recém-fundadas e pequenas empresas, pessoas de todo o mundo usam o Tableau para ver e entender seus dados”.

2ª Power BI (Microsoft)

Sempre alternando entre as primeiras posições entre os melhores softwares, a interface já conhecida da Microsoft permite uma familiaridade com o sistema, que quando combinado com as melhores práticas de self-service BI, o torna um sistema muito prático e requisitado nas empresas, possuindo em sua vantagem a liberação de recursos sofisticados em sua versão gratuita. De acordo com o website do fornecedor, “O Power BI é um conjunto de ferramentas de análise de negócios para analisar dados e compartilhar ideias. Os painéis do Power BI fornecem uma visão de 360 graus para os usuários corporativos com suas métricas mais importantes em um só lugar, atualizadas em tempo real e disponíveis em todos os seus dispositivos”.

3ª Qlik

Também variando sempre entre os primeiros colocados do Quadrante Mágico, a plataforma QlikSense leva bastante a sério o conceito de self-service BI, possuindo uma interface bastante simples e intuitiva, com uma comunidade bastante ativa e planos empresariais. De acordo com o website do fornecedor, “Pesquise e explore grandes quantidades de dados – todos os seus dados. Com a Qlik, você não está limitado por noções preconcebidas de como os dados devem estar relacionados, mas podem finalmente entender como ele realmente está relacionado. Analisar, revelar, colaborar e agir”.

Agora que já explicamos o que é BI Business Intelligence e algumas das suas vantagens, vamos listar 10 dos benefícios mais importantes da inteligência empresarial:

  1. Ajuda você a conhecer o seu negócio;
  2. Melhora o processo de tomada de decisão, baseando-a em evidências;
  3. Facilita o acesso e o compartilhamento de informações que darão suporte à gestão;
  4. Permite análise em tempo real com navegação rápida;
  5. Ajuda a identificar perdas no sistema;
  6. Reduz o risco de problemas e obstáculos;
  7. Entrega resultados corretos, no tempo certo, para a pessoa exata;
  8. Identifica oportunidades de vendas cruzadas e de vendas diretas;
  9. Possibilita respostas rápidas a qualquer consulta de negócios;
  10. Obtém informações valiosas sobre o comportamento de seus clientes.

 

E para finalizar um pequeno video, conceitualizando sobre o BI.

 

Mariana Darafiori

Deixe um comentário