A avaliação de desempenho, é um método adotado por diversas empresas para mensurar o desenvolvimento dos colaboradores a partir de critérios estipulados pelo gestor da área juntamente com o RH  da organização.

Nesta avaliação, o gestor descobre grandes potencialidades do colaborador e o que ele pode melhorar nos critérios estabelecidos pela empresa.  Caracterizando como pontos fracos x pontos fortes.

business10-e1466129507762

O método de avaliação de desempenho, pode trazer alguns benefícios nas empresas e na carreira do avaliado, eles são:

  • Valorização dos colaboradores: é muito importante para quem está recebendo a avaliação, ter um feedback sincero, valorizando os pontos fortes e pontos a melhorar. Com a avaliação o colaborador se torna mais próximo ao seu superior imediato.
  • Estabelecimento de metas: definir metas antes do processo  de avaliação de desempenho,  ajuda a ter colaboradores mais focados e motivados.
  • Resolver problemas de comunicação: Em grandes empresas, sempre há problemas internos de comunicação. Com  a avaliação de desempenho, o gestor pode dar um feedback individual sobre melhorias e métodos de comunicação. Também é possível promover treinamentos entre as pessoas do departamento, onde o tema seja comunicação, esta ação traz um ótimo resultado.
  • Avaliar necessidades de treinamento da equipe: Traz motivação ao  departamento, pois, irá mostrar a preocupação em capacitar o time para os critérios que estão sendo  estabelecidos no dia – a – dia de trabalhobeneficios-da-avaliacao-de-desempenho

O Banco do Brasil, utiliza o método de avaliação de desempenho e obtém resultados positivos com essa ação. O banco utiliza métodos formais para avaliar o desempenho dos funcionários. O resultado é segregado através de metas e fatores comportamentais,  trazendo muitos resultados para a companhia.

05 aplicativos que irão facilitar sua vida no RH:

1. rhConvenia

2. Runrun.it

3. Evernote

4. Reachr

5. Trello

Logo abaixo, um caso  de sucesso:

 

No link abaixo, podemos conferir uma matéria sobre a importância de medir o desempenho do funcionário  e traçar novas metas para o ano seguinte:

http://g1.globo.com/globo-news/conta-corrente/videos/v/empresas-fazem-balanco-para-avaliar-desempenho-de-funcionarios/5509373/

———————————————————————————————————————–

fontes: http://www.sobreadministracao.com/avaliacao-de-desempenho-o-que-e-e-como-funciona/

https://unisalgp.wordpress.com/2015/06/08/cases-de-sucesso-avaliacao-de-desempenho/

Deixe um comentário