Você já usa um CRM de força de vendas ou sabe o que é e para o que serve? se a resposta for NÃO leia até o final.
Afinal o que significa CRM – Força de vendas?
CRM – Customer Relationship management
Força de vendas – Boas estrategias de vendas e vendedores que sabem e conhecem o que vendem.
Qual a importância de se ter um bom CRM para apoiar sua força de vendas ? bom meu amigo toda a importância, em tempos difíceis onde o consumidor está cada vez mais difícil e munido de informações cada vez mais rápido, um bom CRM pode ser a diferença do seu fechamento.
Quem nunca foi pra uma reunião e esqueceu alguma coisa importante, que foi tratado no ultimo encontro, as vezes aquela informação por mais simples que fosse poderia ser o diferencial para seu fechamento, com um bom CRM bem alimentado com as informações da ultima reunião ou encontro isso não aconteceria dai a importância de se ter. Hoje existe no mercado vários softwares alguns inclusive grátis que podemos usar como por exemplo o Agendor.
Algumas das funções desse CRM são:
- Guardar todos os e-mails trocados com clientes,
- Fazer follow up com clientes
- Acesso a clientes e venda de onde estiver
- Cadastros de clientes
- Visualizar clientes no mapa e traçar melhores rotas
Veja agora alguns cases de sucesso:
Olha o quanto essa empresa aumento seu faturamento.
I9 Brinds – DNA For Small
https://www.dnadevendas.com.br/blog/cases-sucesso-aumentar-as-vendas/
PiggyPeg – Agendor
Abaixo alguns cases de sucesso da ITIBAM Business, o nome dos clientes não foram divulgados por questões de estratégia. Com expertise em Marketing e Vendas B2B a Itibam gosta e sabe como dar resultado para as pequenas e médias empresas, indo direto ao ponto. Confira:
Educação Corporativa
Situação:
Empresa com 30 anos experiência, referência no mercado de educação corporativa, porém estava com as vendas estagnadas. A equipe comercial era formada por 4 vendedores externos e 4 internos e um gerente comercial.
Desafio:
Foram identificados alguns problemas nos processos comerciais, como desorganização, muitas políticas comerciais paralelas, o que estava gerando uma competição e desentendimentos entre os vendedores e o emprego de técnicas comerciais ultrapassadas, prejudicando assim, o dia-a-dia da empresa. A empresa possui o CRM mas não utilizavam, e paralelamente usavam 11 planilhas de excel.
Solução:
Um novo processo comercial foi desenhado e implantado. Foram eliminadas as 11 planilhas de excel, realizado um trabalho de conscientização do uso do CRM, apontando todas as vantagens de um CRM para o pessoal de vendas, e não só para a empresa. Em 3 meses, todos os vendedores estavam usando o CRM para seu trabalho e todas as oportunidades estavam cadastradas. Em 8 meses, com o processo todo criado e implantado, o CRM já estava sendo integrado com o sistema ERP, onde o pedido de faturamento seguia automaticamente para o financeiro após aprovado. As políticas comerciais foram alinhadas, a equipe passou a trabalhar unida e os resultados passaram a aparecer e as metas alcançadas.
Mais nem tudo é perfeito, exitem vários casos onde empresas não conseguiram sucesso com a implantação de CRM, vou apresentar um que gerou muita repercussão na época.
Nike x i2 Technologies
Em 2000, o sistema ERP i2 trouxe perdas de 100 milhões de dólares em vendas, quedas de 20% nas ações e uma avalanche de processos à Nike. Isso graças a uma tentativa para lá de frustrada de integrar ERP, planejamento de supplychain (cadeia de suprimentos) e CRM em um único sistema super herói.
A avaliação posterior do projeto mostrou que a Nike tinha planejado o projeto mal, que pessoas-chave tinha sido deixadas de fora, e que a equipe foi mal treinadas em relação ao sistema e seu valor comercial.
Para as demais companhias norte-americanas foi uma lição de infortúnio e alerta. “Para aqueles que pretendem seguir esse tipo de coisa: nós nos tornarmos um marco [para implementações fracassadas].” – Roland Wolfram, vice-presidente de operações globais e tecnologia da Nike.
Fonte: https://unisalgp.wordpress.com/2015/06/08/casos-de-insucesso-na-implantacao-do-crm/
É isso mesmo se até a Nike com toda sua estrutura e know how falhou imagina você, mais após a leitura desse post aposto que você vai conseguir evitar muitos problemas que podem vir a acontecer na sua empresa e trabalhar forte para bater suas metas.
Uma dica é dar uma lida no livro CRM – Sucessos e insucessos:
Gabriel Godinho